Vida, Amor e Riso – Meditação do Riso



Vida, Amor e Riso é um encontro vivencial em grupo, no qual experimentamos o movimento, a dança, o riso e a celebração, ampliando nossa percepção e nossa conexão com a vida que pulsa em nosso corpo. Neste encontro, vamos despertar nosso lado mais brincalhão e mais vivo!

“No dia em que o homem se esquecer de rir, no dia em que o homem se esquecer de brincar, no dia em que o homem se esquecer de dançar, ele não será mais um homem; ele terá caído para uma espécie sub-humana. A brincadeira o deixa leve, o amor o deixa leve, o riso lhe dá asas.” Osho


O Poder do riso

O riso é uma poderosa ferramenta terapêutica. Além disso, é também uma incrível ferramenta de acesso a estados meditativos. O riso intenso, uma profunda gargalhada, pode abrir espaço para transformações. Em determinado momento, o riso pode fundir-se ao choro, e acessamos o que se pode denominar estado de graça, um profundo estado de êxtase, no qual sentimos imensa gratidão, nos sentimos plenos. É a verdadeira alegria. Esse estado é profundamente benéfico a longo prazo, pois nos conecta com a confiança que nos permite dar passos à frente, ultrapassar limitações com uma nova visão da vida, mais otimista. Esta é uma oportunidade de entrar em contato com a alegria de viver, de compartilhar com outras pessoas a sua risada mais profunda, a sua essência brincalhona, e de acessar seu coração. Nos encontros Vida, Amor e Riso são reunidas técnicas de terapias corporais e de meditações ativas à prática do riso intenso, sem motivo especial. Entre os inúmeros benefícios da prática do riso, destacamos as seguintes informações:

A ideia de que o riso poderia ter propriedades terapêuticas preventivas e curativas é muita antiga. Kant já se refere ao assunto no seu célebre tratado filosófico Crítica da Razão Pura. “O riso produz uma sensação de saúde ao reforçar os fenômenos físicos vitais (…) de forma que podemos alcançar o corpo através da alma e utilizar a segunda como remédio da primeira”, formula o filósofo alemão. O que existe hoje é uma maior divulgação do tema, nomeadamente dos benefícios do bom humor – particularmente do riso – na saúde física e mental do ser humano.

Está provado cientificamente que o sorriso e as emoções positivas são importantes fatores de prevenção das doenças do foro psíquico (por exemplo, da depressão) e físico (nas doenças cardiovasculares, entre outras). E também de recuperação de quadros clínicos graves (nomeadamente, no âmbito das doenças cancerosas). Afinal, parece confirmar-se a sabedoria popular que defende que “rir é mesmo o melhor remédio”. Ao que parece, para todos os males!

Rir faz com que o nível dos hormônios responsáveis pelos estados de stress baixe. Com menos quantidades de cortisol e adrenalina a circular no organismo, o sistema imunológico fortalece-se consideravelmente. Como resultado imediato deste processo, a produção de células de defesa do organismo aumenta e estas tornam-se mais ativas. Conclusão: uma gargalhada é um excelente calmante natural.

Fisiologicamente, o riso é um exercício muscular que mobiliza vários músculos, do rosto aos membros, dos abdominais ao diafragma. De acordo com os especialistas, estes movimentos ventrais funcionam como uma espécie de massagem benéfica para o sistema gastrointestinal, pelo que o riso facilitará o funcionamento do sistema intestinal e a digestão.

Sabe-se que rir também faz bem ao coração. Sempre que o fazemos, o nosso ritmo cardíaco acelera, fazendo circular mais sangue no organismo, o que, consequentemente, faz aumentar a oxigenação dos tecidos. Com o bombeamento do sangue, fomentado pelo coração, os vasos sanguíneos dilatam, fazendo baixar a tensão arterial.

Os pulmões são mais oxigenados enquanto rimos – a absorção de oxigênio por estes órgãos aumenta, tornando a inspiração e a expiração mais fortes e profundas, o que contribui para a eliminação do excesso de dióxido de carbono, por exemplo. Finalmente, as experiências clínicas também têm vindo a demonstrar que o riso e a alegria contribuem para o aumento da produção de células NK – natural killers –, cuja função é destruir as células cancerígenas.

O bom humor e as emoções positivas são um importante fator de saúde física e psíquica. Por exemplo, do ponto de vista cardiovascular, os benefícios de rir durante um período de 20 segundos são equivalentes a cerca de três minutos de marcha rápida.

Os encontros acontecem regularmente em São Paulo e eventualmente em outras cidades, e são conduzidos pela facilitadora Amano Bela.

Informações: e-mail: contato@escoladerenascimento.com.br

 

 

tags: riso, riso terapêutico, terapia do riso, meditação, meditação do riso, osho, vida amor e riso, amano bela, bela riso, terapia, estresse e riso, poder do riso

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado